Promoções e ......ões
Será a indústria do marisco na Tailândia um circuito de escravatura consentida pelo Estado? Esta é uma das perguntas que a investigação do diário britânico "The Guardian" faz. O jornal acaba de concluir que o produto daquela pesca fornece camarão para a cadeia global, incluindo as maiores cadeias retalhistas do mundo como a Walmart, a Carrefour, a Costco e a Tesco.
A investigação revelou que a maior firma mundial de viveiros de camarão - a Charoen Pokphand (CP) Foods - compra rações para o camarão criado em viveiro a alguns fornecedores que são proprietários, operam ou compram a barcos com tripulações escravas.
"Batiam-nos mesmo que trabalhássemos sem parar", relata uma das vítimas de tráfico."
Apesar de a escravatura ser ilegal em todo o mundo, incluindo na Tailândia, a Organização Mundial do Trabalho calcula que existam 21 milhões de homens, mulheres e crianças escravos em todo o mundo.
Ver mais no Jornal Expresso
Para quem, ainda, não percebeu que as promoções e os preços baixos envolvem sempre esquemas dos quais nos deveríamos de envergonhar, sendo que também participamos neles mesmo que seja de forma indirecta.
Talvez seja difícil de entender que o trabalho dos outros também é trabalho. Talvez seja difícil, para os seres mais inteligentes do planeta, reconhecer outras realidades.
Alice Alfazema