Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Alice Alfazema

Recortes do quotidiano: do meu, do teu, do seu, e dos outros.

Alice Alfazema

Recortes do quotidiano: do meu, do teu, do seu, e dos outros.

Os figos e os seus benefícios

sem poemas e a caminho do Outono

18
Set21

IMG_20210913_220450.jpg

Eu que dizia que não gostava de figos, de há uns anos para cá tenho-me deliciado com quantidades generosas de figos, e este ano não fugiu à nova regra, tenho pena que estejam a acabar, tal como o Verão. Doces e húmidos refrescam-nos a boca, sendo lindos à vista e secretos no paladar. Andava por aqui à cata de um poema sobre figos, algo que ainda não tivesse colocado aqui no blogue, quando eis que descubro o texto abaixo, é surpreendente ouvimos por aí que os figos engordam, no entanto parece que não é inteiramente verdade, pois até são auxiliadores do intestino de entre outros benefícios, tal como muitas outras coisas na vida, devíamos deixar-nos de modas e comermos mais os nossos produtos locais. Sendo assim, comi os figos, o Verão está a acabar, não encontrei poemas sobre figos, mas descobri uma revista digital que me pareceu muito interessante e que versa sobre o tema. E para finalizar: antes que os figos se acabem tenho que ir comprar uns quantos para fazer a receita da tarte de figo com amêndoa da Clara de Sousa que parece ser a entrada divinal para um Outono de sonho.

Assim, o seguinte texto faz parte da  revista Dignus, revista técnica de geriatria e gerontologia, para acederam à revista cliquem na imagem abaixo onde poderão ler o texto original, e outros interessantes assuntos:

LOGO-1-e1532426531591.png

 

Os benefícios do figo são diversos devido à alta quantidade de nutrientes que possui. Potássio, ferro, fibra e cálcio são alguns dos que impactam diretamente no ótimo funcionamento do organismo.

Para o controlo da diabetes, por exemplo, o figo pode ser um poderoso aliado. Além disso, a fruta é importante para o tratamento da acne e para a perda de peso.

As propriedades nutricionais do figo

Para aproveitar as propriedades do figo na dieta, é importante saber o que este irá agregar ao seu organismo.

Os nutrientes presentes em sua composição nutricional são:

– Vitamina A

– Vitamina B;

– Vitamina K;

– Potássio;

– Ferro;

– Fósforo;

– Cálcio;

– Magnésio;

– Fibras solúveis e insolúveis;

– Antioxidantes;

– Ácidos gordos. 

Quais são os benefícios do figo?

O figo pode ser consumido tanto fresco como seco, dependendo do período em que é colhido e das mudanças provocadas pelos estágios de maturação.

Contra o colesterol

A riqueza de nutrientes, como fibras, ácidos gordos e antioxidantes, nas folhas do figo é ótima para ajudar a diminuir os níveis elevados de colesterol mau (LDL). 

Protege o coração

Este benefício do figo deve-se ao alto teor de potássio e baixo de sódio, combinação que ajuda a regular a pressão arterial e, consequentemente, reduz o risco de doenças cardiovasculares.

Mantém a pele jovem

O figo retarda o envelhecimento devido à presença das vitaminas B e C, com um alto poder antioxidante que combate os radicais livres, que por sua vez prejudicam a pele.

A sua ação anti-inflamatória previne ainda o aparecimento de acne, o que explica porque a fruta é utilizada na composição de alguns esfoliantes faciais.

Combate a diabetes

O ácido clorogénico presente no figo pode ajudar a controlar os níveis glicémicos e a sua absorção no trato digestivo se associado a uma dieta adequada.

Emagrece

Como qualquer outro alimento que possui uma alta quantidade de fibras, o figo auxilia no bom funcionamento dos intestinos, diminuindo assim a retenção de líquidos, o que se reflete num abdómen plano. Para além de proporciona uma maior saciedade, afastando a fome.

E os malefícios?

Pessoas que sofrem com acidez do estômago e artrite devem comer esta fruta com moderação.

Assim como qualquer outro alimento, quando consumido em excesso o figo pode também provocar o aumento de peso e entre os diabéticos pode ainda causar disfunções na glicemia, devido aos seus açúcares naturais.

 

tarte-de-figos-e-amêndoa-close-up-site-scaled.jpg

Já agora: são servidos?

Fotografia e fatia de tarde de figo e amêndoa:  Clara de Sousa

 

5 comentários

Comentar post