O dia do apagão
e o dia nacional da prevenção e segurança no trabalho
Ontem todos vivemos o dia do apagão, o qual ainda não sabemos realmente porque aconteceu, entretanto, era também assinalado em Portugal o dia nacional para a prevenção e segurança no trabalho, que este ano é alusivo ao tema "Revolucionar a segurança e saúde no trabalho: o papel da IA e da digitalização", interessante este tema e a fragilidade da sociedade exposta à digitalização.
Assim, depois do apagão, estivemos a maior parte do dia sem ligação a redes sociais, email, telefone, televisão. Milhões de pessoas estiveram sem acesso a informação, a não ser pela rádio. Muitas empresas encerraram as suas portas devido a não conseguirem produzir, os serviços públicos igualmente, levantar dinheiro tornou-se impossível, a vida tornou-se repentinamente analógica e alguns viram-se levados até ao passado. E claro não faltaram as corridas aos supermercados.
Muitos ficaram sem saber o que fazer, demasiado tempo para pensar, ficar a seco com o vício dos ecrãs foi certamente difícil, revivi, e confesso que me soube muito bem, não ter mensagens, não ter emails, o silêncio que se fez pela casa, sem o barulho de fundo dos aparelhos eléctricos.
É curioso como o lema do papel da inteligência artificial e da digitalização nas nossa vidas, anunciado nos cartazes como a abertura a um mundo maravilhoso e cheio de oportunidades, se tornou falível em segundos, revelou-se, sem grandes floreios que é preciso saber fazer e como agir no mundo real, viver no mundo físico com o corpo físico é algo que parece agora novidade.
Contraditório, foi o que vi ao final da tarde, as pessoas caminhando e conversando nas ruas, havia mais vozes no ar, e o som das andorinhas propagou-se com maior intensidade pelo desmaiar do céu azul.