Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Alice Alfazema

Recortes do quotidiano: do meu, do teu, do seu, e dos outros.

Alice Alfazema

Recortes do quotidiano: do meu, do teu, do seu, e dos outros.

A sesta

21.05.13, Alice Alfazema

 

Os gatos são animais que passam pelo sono, como quem passa pelas conversas, pelos blogues, por aqui e por aí. São sempre elegantes até quando dormem. São exemplos de bem-estar. 

 

Há quanto tempo não faz uma sesta? Eis aqui alguns benefícios deste poderoso regenerador energético.

 

Diminui os níveis de stress - Uma sesta rápida convida ao relaxamento. Os níveis de hormonas de stress são mais baixos nas pessoas que dormem a sesta do que naquelas que o não fazem, e inclusivamente do que nas que praticam actividades específicas de relaxamento. Descansar ajuda a reduzir as tensões provocadas pelo trabalho, contribui com renovação e concentração para o dia-a-dia. 

Aumenta o estado de alerta e a produtividade. Dormir uma sesta de cerca de 20 minutos, ainda que seja oito horas após ter acordado, é mais benéfico do que continuar a dormir mais 20 minutos de manhã. 
Melhora a memória e a aprendizagem - A sesta não é só para os idosos. Desfrutada durante o dia, pode melhorar a capacidade de aprendizagem. 

Beneficia o coração.


Aumenta o funcionamento cognitivo 

Motiva o exercício - Dormir a sesta incentiva a praticar desporto.
 

Estimula a criatividade - O descanso e o relaxamento não são apenas vitais para a saúde mas também podem potenciar a criatividade. Temos tendência a ter mais imaginação depois de uma noite bem dormida. Outros peritos concordam em que dormir uma sesta refresca a mente e pode fazer com que cheguem as boas ideias, ainda que mais tarde. A sesta permite que o cérebro associe as ideias que ficaram soltas e abra caminho para uma maior criatividade. 

Ajuda a completar os ciclos do sono - Algumas das mais recentes investigações sugerem que uma noite mal dormida pode stressar tanto o corpo como a mente.

Ler mais em Saboreia a vida

Alice Alfazema

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Alice Alfazema

    24.05.13

    Concordo.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.