Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Alice Alfazema

Recortes do quotidiano: do meu, do teu, do seu, e dos outros.

Alice Alfazema

Recortes do quotidiano: do meu, do teu, do seu, e dos outros.

Bonecas

27.04.13, Alice Alfazema

 

Fotografia retirada daqui

 

Quando eu fiz dez anos ofereceram-me uma boneca. Tinha cabelos aos caracóis - cabelo verdadeiro. Olhos azuis, feitos de um material que parecia vidro. Longas pestanas. Brincos nas orelhas. Quando inclinava a boneca ela fechava e abria os olhos. A cara era tão perfeitinha. Escolhi esta boneca em Viana da Castelo. No meio de tantas outras, escolhi esta. Escolhi-a pela roupa, porque de cara eram todas iguais. Hoje, não me lembro da roupa, mas da cara. Tinha medo de brincar com ela, não a fosse eu estragar. Não sei que lhe fiz. 

 

 

Alice Alfazema

5 comentários

  • Imagem de perfil

    Alice Alfazema

    28.04.13

    Eu agora pergunto:
    Se fosses um dos júris desse concurso de misses, e vendo as fotos, que são as que estão aqui, qual das meninas é a mais bonita? Como as distingues?

  • Imagem de perfil

    Fernando Lopes

    28.04.13

    Isso é racismo. Como é que distingues as misses ocidentais? É óbvio que perante estas fotos existe uma beleza padrão, mas se tirarmos os olhos e cabelos que variam mais nos ocidentais, também não temos assim tantas diferenças.
  • Imagem de perfil

    Alice Alfazema

    28.04.13

    Uma beleza padrão? Como foi conseguida tal beleza? Há sempre diferenças, essas sim são aquilo a que eu chamo beleza, o que nos diferencia uns dos outros. Quanto aos ocidentais, em termos de padrão de beleza, estão cada vez a ficarem mais parecidos uns com os outros. Porquê? Os narizes iguaiszinhos. A mesma distância entre os olhos. O mesmo sorriso. O mesmo tamanho de lábios. O mesmo tamanho de peito...e por aí fora. Para mim, mais parece a linha de produção da Barbie. Talvez, o racismo esteja em só escolherem belezas padrão, ou antes, em fabrica-las.
  • Imagem de perfil

    Fernando Lopes

    28.04.13

    Aí totalmente de acordo, linhas de produção de Barbies.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.