Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Alice Alfazema

Recortes do quotidiano: do meu, do teu, do seu, e dos outros.

Alice Alfazema

Recortes do quotidiano: do meu, do teu, do seu, e dos outros.

Openfields

17.06.12, Alice Alfazema

 

 

Se observarmos e analisarmos as nossas paisagens temos acesso a imensa informação. São verdadeiros museus a céu aberto, por onde já tanta gente passou e deixou as suas histórias de vida. Um terreno que hoje parece abandonado foi em tempos o motor de uma economia local e regional que mantinha a vida em constante movimento. O que parece apenas um campo aberto, é bem mais que isso, cada árvore, cada pedra, existente nesse campo são marcas de demonstração económica, de um quotidiano rural.

 

"O openfield caracterizava-se por ser uma paisagem agrícola de campos abertos, sem cercadura, disposto em forma estelar à volta de um habitat concentrado. Os indivíduos dispunham do direito à parcelização, mas não forçosamente da propriedade, de uma ou várias parcelas, onde se praticava a alternância das culturas. Esta alternância, geralmente trienal (em certos casos poderia ser quadrienal), fazia-se em três partes: a primeira destinava-se ao trigo ou ao centeio; a segunda a um cereal de Primavera, aveia ou cevada; a terceira ficava em pousio. Ao fim de três anos, a determinação das culturas mudava. Por vezes, o trabalho das lavras, sementeiras e colheitas fazia-se em comum. Ninguém era livre de trabalhar nos campos antes de uma decisão colectiva, como também ninguém era livre da escolha das culturas praticadas. O pousio era forçado. Para pasto, o gado dispunha das folhas em pousio assim como das restantes folhas de cereais, ou seja, no restolho dos alqueives."

 

in, Antropologia, Armindo dos Santos 

 

Seria bom olhar para estes museus a céu aberto e pensar em recuperar sabedorias perdidas, saberes ascenstrais, que não vieram do acaso, mas que se perdem no ocaso de uma era que se diz de conhecimento.

 

 

 

 

 

 

Alice Alfazema 

 

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.