Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Alice Alfazema

Recortes do quotidiano: do meu, do teu, do seu, e dos outros.

Alice Alfazema

Recortes do quotidiano: do meu, do teu, do seu, e dos outros.

Produtos de Portugal (32)

28.04.12, Alice Alfazema

 

 

 

 

 

A confeitaria Ramos ou Pastelaria Avenida é uma das mais antigas produtoras de ovos-moles da cidade de Aveiro.

 

Manuel Peralta e Hélder Amarante são a dupla de empresários que decidiu tomar conta da Pastelaria Avenida. Tendo em conta o passado familiar, a entrada no mundo da pastelaria era uma realidade previsível para estes dois amigos de longa data. Oriundos de famílias desde sempre ligadas ao sector, ambos ambicionavam a abertura de um espaço próprio, por isso, e aproveitando a oportunidade, assumiram as rédeas de uma das mais típicas pastelarias em Aveiro. Assumem-se como a terceira geração de proprietários deste espaço, mantendo a mesma garra das anteriores gerências.

Além da reabilitação dos 480m2 existentes, não existia muito mais a melhorar na Pastelaria Avenida: “Tivemos a sorte de poder ficar com este espaço que é uma referência em Aveiro. Desde o tempo do primeiro proprietário, o Sr. Aníbal Ramos a pastelaria adquiriu um estatuto muito importante para as pessoas desta cidade. Propusemo-nos a elevar a Pastelaria a um patamar superior. O que não é fácil porque este senhor fez um trabalho excelente no seu tempo. Era um visionário”.

Primordial era preservar os funcionários, a verdadeira alma da casa: “As pessoas que aqui trabalham são uma das grandes mais-valias desta casa. Temos, por exemplo, uma doceira que começou a trabalhar aqui com 15 anos e hoje, com 65, ainda se mantém connosco. Estas são pessoas que já não existem e que devem ser valorizadas e dignificadas. São colaboradores e não funcionários. Todos temos de dar uma ajuda porque os patrões já não existem, isso era há 50 anos atrás”.

 

 

Saborear mais em: Pastelaria Avenida

 

 

 

 

 

 

 

Alice Alfazema